Bilhete de TGV entre Lisboa e Madrid custará até cem euros
Os bilhetes da linha ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid custarão entre 80 e 100 euros, adiantou hoje uma fonte do Ministério das Obras Públicas e Transportes.
Segundo a mesma fonte, não identificada pela Lusa, este valor, previsto para daqui a mais de sete anos, será competitivo face aos cerca de 200 euros que custa a passagem mais barata oferecida pelas transportadoras aéreas TAP e Portugália entre Lisboa e Madrid.
No entanto, apesar de o preço estimado ser competitivo, os estudos feitos antecipam que o transporte aéreo entre as duas cidades sofra uma redução de 30 por cento.
A linha ferroviária de alta velocidade que ligará as duas capitais da Península Ibérica representará um investimento de cerca de 2200 milhões de euros e deverá estar operacional em 2013.
Ao custo desta obra acresce o da construção de uma nova ponte sobre o rio Tejo, na região de Lisboa.
Os estudos e as decisões políticas já tomadas sobre o projecto português da ferrovia em alta velocidade serão divulgados publicamente a 13 de Dezembro, mas o PÚBLICO adianta na sua edição de hoje que o investimento total que o Governo terá de fazer nas infra-estruturas ferroviárias de alta velocidade (na ordem dos 7200 milhões de euros) não é recuperável.
Este valor, muito superior ao inicialmente previsto, aliado à grave crise orçamental levou o Executivo a optar por avançar apenas com as ligações Lisboa-Madrid e Lisboa-Porto, a ser construídas em simultâneo.
retirado do site: O público
Segundo a mesma fonte, não identificada pela Lusa, este valor, previsto para daqui a mais de sete anos, será competitivo face aos cerca de 200 euros que custa a passagem mais barata oferecida pelas transportadoras aéreas TAP e Portugália entre Lisboa e Madrid.
No entanto, apesar de o preço estimado ser competitivo, os estudos feitos antecipam que o transporte aéreo entre as duas cidades sofra uma redução de 30 por cento.
A linha ferroviária de alta velocidade que ligará as duas capitais da Península Ibérica representará um investimento de cerca de 2200 milhões de euros e deverá estar operacional em 2013.
Ao custo desta obra acresce o da construção de uma nova ponte sobre o rio Tejo, na região de Lisboa.
Os estudos e as decisões políticas já tomadas sobre o projecto português da ferrovia em alta velocidade serão divulgados publicamente a 13 de Dezembro, mas o PÚBLICO adianta na sua edição de hoje que o investimento total que o Governo terá de fazer nas infra-estruturas ferroviárias de alta velocidade (na ordem dos 7200 milhões de euros) não é recuperável.
Este valor, muito superior ao inicialmente previsto, aliado à grave crise orçamental levou o Executivo a optar por avançar apenas com as ligações Lisboa-Madrid e Lisboa-Porto, a ser construídas em simultâneo.
retirado do site: O público
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